3 lições para estagiários

Futuros contratadores estão mais interessados 
em saber o que você fez e não da onde você veio 


3 lições para estagiários

Fazer um estágio é uma parte essencial do crescimento profissional, confira 3 lições para estagiários

O período de estágio é essencial para ocrescimento profissional. Porém, não basta só estagiar. O período tem que valer a pena: não só o novato tem que aprender e crescer, mas é uma oportunidade para o chefe se abastecer com novas ideias e de pessoas diferentes. O processo tem que ser proveitoso para os dois lados. Como fazer isso?

» 5 dicas para manter as portas abertas depois do fim do estágio
» 9 dicas para transformar um estágio em um trabalho
» 10 dicas para se tornar um ótimo estagiário


Confira três lições valiosas para estagiários:

1. Faça um portfólio

Simplesmente colocar no seu currículo que você fez um estágio não é suficiente. Futuros contratadore estão mais interessados em saber o que eles fizeram e não da onde eles vieram. Pense em como você, estagiário, pode traduzir seu trabalho em algo concreto e de qualidade. O chefe tem que ajudar o estudante a construir uma história, a ter algo para contar no futuro. Se o estagiário tem um bom portfólio, carrega nas suas costas muita experiência e um trabalho diferenciado, o chefe também ganha com isso.

2. Peça conselhos

É incrível o quanto aprendemos sobre nosso trabalho só de observá-lo por certo tempo. Os estagiários devem assumir as rédeas do emprego e solicitar ao chefe para conhecer diferentes pessoas na empresa, trabalhar com áreas distintas e ter contato com os da própria área. Pode parecer que não, mas um almoço com os "veteranos" pode ensinar muito. Com uma simples interação com os mais velhos, o estagiário pode entender a dinâmica do ambiente de trabalho, o que fazer para ser promovido, que tipo de vida ele pode esperar desse emprego e quais faculdades são as mais respeitadas no ramo.

3. Construa uma rede de contatos

A maioria dos estagiários erra ao pedir um emprego às pessoas com quem fala pouco ou conhecidos de conhecidos. O conselho é que você mantenha relações com todo mundo na sua faculdade e no estágio. Mesmo que você troque de trabalho. Alguém com quem você trabalhou, nem que seja pelo menos uma pessoa, vai suceder na carreira e poderá ser aquele com uma oferta positiva de trabalho. Portanto, ligue para seus conhecidos da mesma profissão e de antigas empresas ao menos 3 vezes ao ano. Assim, não será "chato" pedir favores, indicações, etc. Lembre-se, depois que você sair do estágio, o que mais conta numa contratação é o QI, e não estamos falando do Quociente de Inteligência, e sim do Quem Indica.



Fonte: Universia Brasil
Fonte:  http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/05/10/929538/3-lices-estagiarios.html

Comentários