Voltei a escrever e isso tem a ver com você...


Voltei a escrever e isso tem a ver com você...


Uma vez na infância ouvi de um ente familiar: "você é adotado".

Alguém próximo a família falou: "Se você contar eu mato seu pai".

Outro parente me disse: "você tem olhos brancos de assassino".

Já na juventude me disseram: "você é frustrado".

Se tudo isso me marcou?

-Sim! 

Caso contrário eu não me lembraria, e nem estaria aqui para contar.

Todas estas falas são como tatuagens, ou melhor, como cicatrizes que ficam na memória para que eu possa me lembrar do percurso feito até aqui.

As pegadas, cada uma delas tiveram seus propósitos, seus ensinamentos.

Mas assim como as palavras podem matar, elas também dão vida, sentido à existência.

As palavras nos ajudam a transitar da dor de existir à alegria de viver.

O pensar, o sentir, o pulsar, o pisar são descritos através das palavras, eis aí a razão delas para nós...

"Você usa muito bem as palavras", foi o que ela me disse enquanto olhava nos meus olhos.

"Tanto para curar e fazer o bem, quanto para ferir", ela continuou...

Foi nos quatro cantos de Olinda que uma pessoa querida me disse: "Você pensa e se expressa com o coração, eu posso ouvir, sentir a pulsação em suas palavras".

Na mesa de um bar me falaram: "Você enxerga beleza em tudo o que vê. Todas as pessoas são bonitas para você". 

Mas de todas as falas nenhuma me marcou tanto no dia em que dissestes: "o que mais amo em você é sua capacidade de se reinventar".

Pensei que desde então, desde daquela fala eu começara a me reinventar, e na verdade você só me fez lembrar que desde o ventre de mamãe minha vida é sempre um recomeçar, um se reinventar, como uma fênix que renasce das cinzas, da desesperança em esperança...

Eu sou grato a ti, você salvou minha vida diversas vezes uma única vez.

"E você me salvou de mim mesma", foi o que ouvi pela última vez.

Fato é que...

"Eu amei quando você
chegou em minha vida.
Mesmo que isso não
tenha sido o suficiente pra
te fazer ficar"

Você me fez ver que "o importante na vida é a vida e não o resultado da vida".

O quanto desperdiçamos vida nos questionando se existe vida após a morte, ao invés de vivermos antes da chegada dela (morte)!

Ainda acredito que a melhor forma/maneira de dizer eu te amo para alguém, ao ser amado é através do silêncio de um olhar que penetra a alma, que atinge o cerne, o âmago, as entranhas deste(a)...

As palavras em forma de afeto é como tocar alguém sem encostar as mãos, é falar sem dizer uma só palavra, é sentir mesmo na ausência, como disseram: "o amor mora na saudade".

Um poema?

-Saudade de Pablo Neruda.

O que aprendi até aqui e gostaria de partilhar um pouco?

"Ensine a dor a falar.
Ensina a dor a escrever.
Ensine a dor a ler.
Uma dor analfabeta é a mais perigosa, leva toda nossa vida junto para a confusão".

Uma senhora que conheci por sua indicação citou Hannah Arendt: "Toda dor pode ser suportada se sobre ela puder ser contada uma história".

Se vejo beleza em cada pessoa isso tem relação com o que pertence a cada uma delas e o que elas conseguem expressar ao ponto de me atingir, de chamar minha atenção. 

E de fato todas as pessoas são diferentes umas das outras, e cada uma delas carregam algum tipo de beleza, de ternura, de afeto...

Queria dizer que estejas onde estiver eu te desejo paz, saúde, amor e afeto!

Voltei a escrever e isso tem a ver com você...

João Vicente Ferreira Neto




Comentários