Nordeste, onde o Brasil cresce mais rápido


Nordeste, onde o Brasil cresce mais rápido

1"Nordeste, onde o Brasil cresce mais rápido. Conheça a região que conquistou grandes investidores nacionais e internacionais, está exportando tecnologia para o mundo, batendo recordes na produção de soja e é conhecida como a nova fronteira do petróleo brasileiro".

Chegando do trabalho alguns dias atrás me deparei com esta frase estampada na capa de uma revista. Neste ínterim muitas coisas boas, e também algumas negativas me vieram à mente. Pensei: "Nordeste brasileiro terra que produz leite e mel", então, vi que o meu pensamento estava se misturando com um texto das Sagradas Escrituras que se encontra em Deuteronômio 8.7-10 2"Obedeça às leis do Senhor nosso Deus. Ande nos caminhos dele. Não deixe de temer o Senhor. Pois Ele está levando você para uma boa terra - terra de ribeiros, de fontes, de abundantes mananciais que regam vales e montanhas; terra de trigo e cevada, de uvas, figos e romãs; terra de azeitonas, azeite e mel; terra onde há muito alimento, onde não falta nada; terra onde o ferro é tão comum como as pedras, onde o cobre é facilmente encontrado nos montes". Parafraseando o texto bíblico até que não seria mal trocar ribeiros por açudes, e fontes por barragem de Coremas ou terra de Mãe d’àgua que banha inúmeros municípios do Vale do Piancó. Nordeste, esta terra que produz soja, petróleo, cana-de-açúcar, sal, algodão, tabaco, caju, uvas finas, manga, melão, acerola, feijão; terra boa que tem muita comida, onde há fartura em abundância; Onde o sol brilha intensamente, e também nasce primeiro, nordeste dos extensos planaltos, o Borborema e a bacia do rio Parnaíba, do ponto mais oriental das Américas, de uma das capitais mais arborizadas do planeta, e de algumas áreas altas e planas que formam as chamadas chapadas, como a Diamantina e a Araripe. Região rica em diversidade.

Podemos parar um pouco e refletir o quão rico é o nosso povo e nossa terra. Terra do negro, do branco, do pardo, do amarelo, do índio, terra do menino, da vovó, e do compadre. Terra de gente sofrida, gente perseguida, da criança abandonada e explorada, da mulher discriminada, do homem machista, porém esta é uma terra hospitaleira, da morena brasileira, que demonstra uma atitude de amor de cada vez, nordeste de conflitos sócio-culturais, de divergências políticas, região do grande rio Chico, nordeste de problemas, mas também de virtudes, região e povo este que nos remete a outro texto bíblico, como bem ressaltou o apóstolo Paulo 3 "Somos perseguidos, mas Deus nunca nos abandona. Somos derrubados, mas nos erguemos e prosseguimos" (II Coríntios 4.9), e todo o contexto por ele apresentado. O nordeste brasileiro uma região multicultural, que dentro de si engloba outros nove tipos de culturas e costumes que são belas por suas paisagens e pelo seu povo com características ímpares. Se considerarmos o número de talentos quer materiais ou humanos que exportamos para o resto do Brasil e a todas demais partes do globo terrestre, este simples artigo se transformaria em um livro, ainda se fôssemos explorar detalhadamente cada personalidade, empresa, geografia, musicalidade, pratos, práticas, e outras virtudes peculiares ao nordeste, então teríamos que enumerar as obras.

Portanto podemos dizer, acreditar e viver para o reino de Deus, incluindo nele o nordeste brasileiro lugar onde prepara obreiros a fim de que estes possam alcançar os perdidos, alimentar os desnutridos, consolar, acolher e acobertar os órfãos e viúvas. Socorrer as prostitutas, homossexuais e todos os marginalizados. Podemos crer e viver: Nordeste, onde o Brasil combate a injustiça e desigualdade social, que demonstra a graça e amor do Senhor, e reflete a Sua glória.

1 Capa da Revista Nordeste, Ano 3 – nº 25 – Julho de 2008 – Gráfica Santa Marta, Distrito Industrial – João Pessoa – PB.
2 e 3 A Bíblia Viva – Edição Para Todos - Publicado pela Associação Religiosa Editora Mundo Cristão para a Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo da América Latina Publicado no Brasil com a devida autorização e com todos os direitos reservados pela ASSOCIAÇÃO RELIGIOSA EDITORA MUNDO CRISTÃO - Caixa Postal 9.500, 01000 São Paulo, S. P.


Comentários

James disse…
Parabéns pelo post, se me permite, irei reproduzó-lo no meu blog, claro que respeitarei os direitos autorais, fique ranquilo, mas caso não autorize a cópia é só entrar em contato que eu irei apagar...abraços e parabéns mais uma vez!!!!
Caro J. Wagner ja respondi em seu Blog, pode ficar tranquilo quanto a divulgação.
Eu apenas agradeço por poder divulgar o nosso nordeste e ser de alguma maneira veículo da expansão do reino de Deus...
Fica na paz.
Forte abraço.