A derrota é oportuna e serve como aprendizagem...



A derrota é oportuna e serve como aprendizagem...

O Botafogo tinha a possibilidade de chegar aos 24 pontos caso vencesse o Paysandu hoje no Almeidão.

Abriria 5 pontos para o quinto colocado, retornaria a vice liderança ficando a três pontos do líder Fortaleza, e faltando apenas 4 rodadas, dependeria apenas das suas forças para terminar em primeiro no grupo.

Todavia com desfalques de Cazumba e Frontini por terceiro cartão amarelo, e Pio pela expulsão no empate contra o CRB, além da ausência de última hora de Rafael Aidar, por contusão ou opção do treinador, o Botafogo sentiu, e muito, a falta destes jogadores, ficando aquém do que poderia render, e acabou sucumbindo diante do cadeado armado pelo Papão da Curuzu em pleno Almeidão.

O fato é que o time sentiu demais as ausências dos titulares. 

A lateral esquerda exercida por Bade deu uma liberdade enorme para o ala direito do Papão. Cazumba além de apoiar bem, também tem protegido com eficiente a lateral.

Em um campo cujo gramado estava pesado por contas das fortes chuvas que atinge João Pessoa desde a última sexta seria um palco ideal para as cobranças de falta ou até mesmo os chutes de fora da área do meia Pio. 

E ausência da referência na área do centroavante Frontini pesaram demais para o resultado negativo no Almeidão. 

Não fosse suficiente, Vilar até acertou os jogadores que entraram no decorrer da partida, mas errou ao optar pela saída de Zaquel e Hércules, ele deveria tirar Bade e Curió (que fizeram o torcedor sentir saudades de Celico, Thiaguinho e Cleo), colocando Isaias na ala esquerda, adiantando Lenilson para fazer o pivô, além de dar mais liberdade ao meia Chapinha que tem qualidade nos chutes de médias distâncias, deixando Doda para voltar e criar o jogo.

O Paysandu que venceu seu primeiro jogo fora de casa com um belo gol de bicicleta de Bruno Veiga, chegou aos 19 pontos e entra de vez na briga por umas das vagas no G4. 

O Papão jogou fechado, explorando muito bem os contra ataques, e contando com boas defesas do goleiro Paulo Rafael, especialmente no primeiro tempo. E se deu ao luxo de perder boas oportunidades de liquidar o jogo na segunda etapa.

O Botafogo viaja a Cuiabá, onde enfrentará o mesmo na próxima rodada, enquanto o Papão vai ao Ceará enfrentar o líder Fortaleza.

Nos últimos três jogos o time da Maravilha do Contorno só marcou um ponto em nove possíveis e já começa a ter sua vaga ameaçada no G4 em caso de novo resultado negativo diante do Cuiabá.

A derrota desta segunda-feira pode ter sido uma excelente oportunidade para que treinador, comissão técnica e jogadores despertam para a dureza que é jogar uma série C.

A derrota é oportuna e serve como aprendizagem...

João Vicente Ferreira Neto

Comentários