BRASIL X CROÁCIA ~ Antes do jogo



BRASIL X CROÁCIA ~ Antes do jogo

Será no estádio do time do povo que a seleção canarinha fará sua estréia na Copa do Mundo.

O Brasil vai a campo com Julio, Daniel, Thiago, David, Marcelo, Luiz, Paulinho, Oscar, Hulk, Neymar e Fred.

A Croácia desfalcada de seis atletas, sendo quatro por contusões e dois por suspensões, são eles: o defensor Josip Simunic (suspenso do mundial por causa do grito nazista em comemoração a classificação) e o perigoso atacante Mario Mandzukic do Bayern (expulso no último jogo das eliminatórias). Os quatro fora da Copa por contusões são: Ivan Strinic (lateral esquerdo), Mate Males (volante), Niko Kranjcar (meia) e Ivo Ilicevic (atacante) deve ir a campo com: Pletikosa, Srna, Corluka, Lovren, Vrsaljko, Rakitic, Modric, Brozovic (Kovacic), Perisic, Olic (Eduardo) e Jelavic.

Árbitro: Yuichi Nishimura (que apitou o fatídico Brasil 1 x 2 Holanda na Copa de 2010) que será auxiliado por Toshiyuki Nagi e Toru Sagara, todos do Japão.

Histórico:

Brasil X Croácia se enfrentaram três vezes na história, sendo dois empates por 1 x 1, e magra vitória brasileira por 1 x 0 com gol de Kaká na Copa de 2006.

Croácia que se classificou para Copa passando em segundo lugar com 5 vitórias, 2 empates, 3 derrotas, marcando 12 gols, sofrendo 9 em 10 jogos realizados. No grupo estavam as seleções da Bélgica (que passou em primeiro), e as eliminadas Sérvia (que perdeu por 1 x 0 para o Brasil no último amistoso da seleção canarinha antes da Copa), ainda sobre a Sérvia eles perderam para a Croácia por 2 x 0 fora e empataram em casa por 1 x 1, as outras seleções do grupo foram Escócia, País de Gales (do badalado Gareth Bale do Real Madrid) e a Macedônia.

O atual treinador da Croácia Niko Kovac de 41 anos enfrentou o Brasil dentro de campo na Copa de 2010.

O jogo será o mais difícil da primeira fase. Mesmo com muitos desfalques a seleção Croata é perigosa e tem no meia Modric do Real Madrid o coração do selecionado. Time bem postado que joga no esquema 4-3-1-2 variando para o 4-4-2 e fazendo sempre linhas com no mínimo três jogadores rente ao gol.

Os caminhos para a seleção provavelmente serão as laterais, nosso ponto forte se tratando do apoio, mas nosso ponto de maior tensão e deficiência quando se trata da contenção.

Neymar sem dúvida alguma é nosso principal jogador, Luiz Gustavo é o nosso cão de guarda, e o trio Paulinho, Oscar e Hulk fazem fluir o jogo para Neymar e Fred. 

Caso Oscar não tenha boa atuação no primeiro tempo, e o resultado esteja adverso ou em igualdade, Scolari deverá optar pela entrada de William, se tiver de optar a saída de um lateral o provável a ser sacado será Daniel para a entrada de Maicon.

Se tratando de estréias, o Brasil não perde desde a Copa de 1978. E o país sede jamais perdeu na partida de abertura da Copa, e fico na torcida para que não seja hoje.

A torcida paulista costuma ser impaciente, todavia com os sorteios dos ingressos e por ser tratar da abertura de uma Copa do Mundo o público será misto em termos de regiões, sem falar nos estrangeiros presentes.

Os 15 primeiros minutos ditará o ritmo do jogo. Será momentos de muita análise e "respeito", mas se tratando de futebol e Copa do Mundo, tudo pode acontecer.

Se repetirmos o bom futebol da Copa das Confederações faremos 1 x 0 antes dos 10 primeiros minutos, mas Copa do Mundo é outra história, ou não!

A estimativa é que 3 bilhões de pessoas estejam atentas para o jogo de hoje.

Meu palpite racional: Brasil 1 x Croácia 

Meu palpite passional: Brasil 3 x 1 Croácia

Independente do placar acredito em um grande atuação de dois jogadores: Neymar e Paulinho!

João Vicente Ferreira Neto

OBSERVAÇÃO: Escrevi antes do jogo, mas postei apenas no facebook.

Comentários