Futebol Paraibano




É difícil pautar um diálogo em prol de um futebol organizado e decente no estado quando o maior interesse aqui é ficar na velha discussão que não leva a lugar, a respeito da capital versus o interior.

A rivalidade é essencial para o fortalecimento na sociedade. Podemos observar isto claramente em diversas capitais do Nordeste.

No caso da PB as grandes rivalidades existentes são entre Campinense x Treze; Nacional x Esporte e só depois entre Botafogo x Auto.

Torço pelo Botafogo, mas torço sobretudo pelo avanço do futebol paraibano. O que aconteceu e acontece no campeonato estadual deste ano é uma vergonha.

A junta tem responsabilidade, mas a grande culpada pelo futebol da PB amargar durante anos humilhações após humilhações no cenário nacional é a até então afastada ex-presidente da FPF Rosilene Gomes.

Não apenas Botafogo, Treze e Campinense foram os prejudicados. As ausências de times tradicionais como os dois representantes de Patos enfraquecem o campeonato e tira um pouco do brilho.

Estádios sem condições.
Jogos sem médico ou ambulância.
Inúmeros jogos desmarcados e remarcados, por inúmeras razões, um desrespeito ao torcedor e ao seu estatuto.

Sou torcedor do Botafogo, mas torço para que a PB tenha mais um representante na série D, seja o CSP, o Auto, o Sousa ou Campinense. Torço pelo acesso do Botafogo a série B de preferência com um título sobre o Treze, não nego a rivalidade sadia que deve existir, de quebra seriam dois clubes PB na série B o que melhoraria e muito a situação da PB junto a CBF, de quebra seriam 6 pontos garantidos para o Belo (uma brincadeira para descontrair), jogo contra os times de CG ou de outras cidades do interior do estado são sempre difíceis.

Enfim. Torço para que o nosso futebol possa melhorar especialmente fora de campo, e que possamos aprender a respeitar as diferenças. Em CG, Patos, Cajazeiras, Sousa há muitas coisas belas e boas, assim como há em JP. Que todos ou a maioria aqui possam ter grandeza de espírito, se orgulharem do nosso estado como um todo, mesmo existindo a rivalidade que é ou ao menos deve ser sadia dentro das quatro linhas.

Que possamos discutir futebol.
Denunciar os desmandos fora do campo.
Apoiar os clubes como um todo.
Cobrar transparência e prestação de contas por parte dos dirigentes.
E não desprezar ou inferiorizar a terra e povo de outro cidade, pois toda esta terra é nossa, e nós somos um só povo, PARAIBANOS SIM SENHOR!


João Vicente Ferreira Neto

P.S: Texto que escrevi no Grupo Fechado do facebook

Comentários